Internacionalização da Integration vira estudo de caso

O processo de internacionalização da Integration foi objeto de estudo em uma recente tese de Doutorado apresentada à Escola de Administração de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas – uma das mais respeitadas da América Latina.

Em “Processo de internacionalização de empresas de serviços profissionais: o caso da Integration Consultoria”, o pesquisador Pedro Zanni trata das particularidades dos processos de expansão internacional das empresas de serviços, avaliando a experiência da Integration ao longo dos últimos 18 anos. O trabalho foi construído por meio de entrevistas com os Sócios, Diretores, Consultores e Clientes da Integration tanto no Brasil quanto nos demais países onde temos Operação. Clique aqui para ler o estudo na íntegra.

O quarto capítulo do estudo aborda o início da Integration em 1995 quando dois jovens profissionais resolveram apostar em um jeito diferente de fazer Consultoria. Nove anos depois, em 2004, a venda dos primeiros projetos internacionais na Argentina e México, iniciava a internacionalização. A abertura do primeiro escritório fora do Brasil foi na Cidade do México, em 2005, expandindo na sequência para Argentina (2007), Chile (2008) e Reino Unido (2010). Conheça mais detalhes da abertura de nossas Operações Internacionais na seção Nossa História.

Vários são os fatores levantados no estudo que explicam o sucesso de nosso processo de internacionalização. Alguns deles: processos bem estruturados de gestão do conhecimento entre operações para oferecer um bom nível de serviço; transferência de conhecimento tático entre todos os escritórios; consistência e qualidade de nosso processo seletivo; a reputação de nossos funcionários e Sócios; metodologias e processos internos garantindo a qualidade das entregas e uma cultura organizacional forte e consistente garantindo a unicidade do estilo Integration de fazer consultoria.

Pedro Zanni no agradecimento de seu trabalho escreve que “ficou claro o que fez da Integration uma grande empresa: o capricho, a atenção aos detalhes, a humildade, o diálogo leve e sincero… Ver estes elementos aparentemente tão subjetivos replicados em diferentes países foi impressionante e transformador”.

Para nós da Integration foi uma honra ver a história de nosso crescimento sustentando um estudo de processos bem sucedidos de expansão internacional. Agradecemos e parabenizamos ao Pedro Zanni e todos os participantes na construção da tese pelo trabalho e à Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getulio Vargas pela oportunidade.