Insights do Fórum de Negócios & investimento da Argentina

Expectativas econômicas e de desenvolvimento do mercado argentino

Em setembro deste ano, Buenos Aires sediou o Fórum de Negócios & Investimento da Argentina, uma iniciativa liderada pelo Governo Federal para destacar o país como uma economia emergente significativa com importantes oportunidades, que podem beneficiar investidores, negócios e cidadãos.

O evento contou com mais de 4.100 participantes de 68 países, mais de 1000 CEOs, 201 palestrantes, 1688 empresas e bilhões de dólares em comprometimentos. A Integration foi representada por Leonardo Zylberman e Guido Solari, respectivamente Sócio e Diretor da operação do Cone Sul.

“Já participei de dezenas de eventos parecidos durante minha vida profissional, e posso dizer sem dúvida que esse Fórum foi de alto perfil. A Argentina pode se orgulhar”, conta Leonardo Zylberman.

Segundo Zylberman, os 3 principais aspectos que chamaram a atenção foram:

1) A qualidade do evento: Desde a escolha do local (CCK), passando pelas seções do programa, seleção dos palestrantes, produção de alto nível dos vídeos e materiais de marketing, até e-mails de pré e pós-evento enviados pelos organizadores. O perfeito funcionamento deixou uma impressão de respeito, qualidade e atenção aos detalhes.

2) A participação: O evento chamou atenção não só pelo número de pessoas, como também pelo nível. Estava presente a maior parte dos tomadores de decisão de corporações locais, regionais e internacionais, incluindo o Presidente Macri, todo seu gabinete e vários governantes de diferentes Províncias.

3) A mensagem clara e o nível de alinhamento entre o setor privado e público: Seções e mesas redondas com a participação de pessoas de diferentes níveis do governo, política, setor privado, mídia e expoentes da sociedade civil. Todos alinhados em uma mensagem convincente: Que a Argentina quer olhar para frente, para o futuro, não para o passado. Está aberta para negócios, mais uma vez inserida na economia mundial e pronta para aproveitar os diferenciais competitivos (recursos de qualidade e matéria prima, potencial de energia superior e um enorme talento de pessoas).

Expectativas em relação à Argentina estão altas. Depois de muitos anos, o país está novamente no radar da comunidade de investidores. Se, por um lado, existe muito potencial na economia, especialmente em setores como Agronegócios, Energia Renovável, Óleo e Gás, Mineração, Infraestrutura, Serviços Financeiros e Healthcare, por outro lado, há muito ceticismo se o caminho para uma economia aberta e dinâmica, verdadeiramente integrada com o resto do mundo, está aqui para ficar ou não.

A Integration Consultoria opera na Argentina há 10 anos, ajudando empresas em diferentes setores a serem bem-sucedidas em um mercado exigente. Com as expectativas altas novamente, acreditamos que estamos em uma excelente posição para ajudar empresas e investidores na busca por oportunidades de negócios. Se este for o seu caso, contate nosso escritório local +54 (11) 4104-4300 ou faleconosco@integrationconsulting.com