Simplificação do ambiente de negócios: Endeavor Brasil e Integration Consulting atuam juntas para facilitar o processo de abertura de empresas no Brasil

Mapa para Simplificação é o guia da Endeavor Brasil para desburocratizar o ambiente de negócios brasileiro

A Endeavor Brasil, organização global sem fins lucrativos, que atua no Brasil desde os anos 2000 com a missão de multiplicar o poder de transformação dos empreendedores e promover um ambiente de negócios que estimule o crescimento do empreendedorismo, lançou no dia 1º de agosto em Brasília, Distrito Federal, o Mapa para Simplificação. O objetivo deste material é oferecer diretrizes para a desburocratização do ambiente de negócios brasileiro para todas as empresas, tornando as regras mais transparentes e eficientes para quem quer abrir e regularizar um negócio.

Parceira da Endeavor de longa data, a Integration desenvolveu e implementou, junto à organização, dois projetos para simplificar o ambiente de negócios de capitais brasileiras. O primeiro, Simplificar, foi realizado na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em 2015. O projeto trouxe excelentes resultados: no Estado, o processo de abertura de empresas chegava a durar 245 dias e, ao final do projeto, este número caiu para 18 dias para empresas de baixo risco.

Diante da repercussão do projeto Simplificar, a Integration foi convidada, em 2017 para fazer um projeto na mesma linha para a Prefeitura de São Paulo. Desta iniciativa, surgiu o Programa Empreenda Fácil. Assim como em Porto Alegre, o projeto foi bem-sucedido e reduziu o tempo de abertura de empresas de 101 para até 7 dias.

O Mapa para Simplificação reúne o passo a passo necessário para o redesenho do processo de abertura de empresas, alinhado aos melhores exemplos nacionais e internacionais para simplificar o ambiente de negócios brasileiro. O material foi construído e validado com a ajuda de mais de 40 especialistas engajados com experiências de desburocratização e apresenta aprendizados e estratégias de sucesso adotadas em locais como Canadá, Austrália, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo, Uberlândia entre outros. O guia é disponibilizado pela Endeavor Brasil de forma gratuita, visando auxiliar futuros empreendedores, estudiosos e pesquisadores da área.

Além de elaborar o guia, a Endeavor Brasil também lançou sua parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) para criação de um curso de educação a distância sobre a desburocratização da abertura de empresas e para o lançamento de novas edições do Índice de Cidades Empreendedoras.

Baixe o Mapa de Simplificação na íntegra no site da Endeavor Brasil.

______________________________________________________________________________