Os 360° do e-commerce

No dia 9 de dezembro de 2014 um grupo de executivos do ramo de comércio eletrônico participou do fórum de discussão By Invitation Only (BIO) realizado no escritório da Cidade do México. O objetivo do evento foi abrir um espaço para o intercâmbio de experiências e conhecimento sobre temas relevantes no contexto empresarial e criar um momento para networking entre os convidados.

As conversas foram conduzidas por Diana Matute e Rodrigo Seabra, Diretores da operação que contam com experiência nas práticas de Marketing & Sales e Implementação. Ambos se encarregaram de iniciar apresentando os principais desafios do setor para debater os temas mais importantes, como soluções logísticas, formas de pagamento, experiência de compra e oferta de produtos, expondo uma visão completa da problemática atual no México.

Veja alguns pontos abordados no evento

Pode-se afirmar que o México conta com potencial para o desenvolvimento do comércio online ao ser comparada a penetração de vendas com os acessos à internet. Entretanto, a maioria das empresas locais ainda não conta com propostas representativas para o desenvolvimento de um canal de vendas online, deixando no mercado um grande caminho a percorrer, até se tornar maduro.

A expectativa é de que o mercado apresente um forte crescimento no comércio eletrônico ao longo dos próximos três anos com a entrada de novos players como E-bay e Amazon, entre outros. Os participantes do fórum apostam que o crescimento anual composto (CAGR) para 2020 pode ser maior que 16%.

Slide05_BIO_PT

Um dos desafios chaves que o setor apresenta são as formas de pagamento, penetração do cartão de crédito, aumento na taxa de aprovação e redução dos mecanismos de proteção antifraude aplicados pelos bancos nos cartões de crédito e débito.

Slide14_BIO_POR

Uma oportunidade latente são os investimentos de Marketing das empresas do setor, para balancear o enfoque entre aumentar o tráfego de visitantes únicos nas lojas online e melhorar a efetivação de vendas (no México é muito baixa, ao redor de 0,5%). Em alguns casos, é mais rentável investir em melhorias para aumentar a taxa de efetivação que subir o tráfego de visitantes únicos. Essa taxa pode ser ampliada com pequenas mudanças nas imagens, descrições dos produtos e descontos.

Por outro lado, os fornecedores logísticos podem chegar a ser um player chave no desenvolvimento desse mercado, agregando muito valor na ordem e gestão de estoques, considerando a integração de diferentes provedores e pontos de reorganização em uma loja online (atacadistas, transportes, companhias de embalagem, lojas, entre outros).

Para mais informações sobre o que foi debatido, clique aqui e faça download do material completo (em espanhol).