NOME
Janaina Betteley

NACIONALIDADE
Brasileira

CARGO
Sócia

TEMPO NA INTEGRATION
14 anos

UNIVERSIDADE
London Business School
Fundação Getúlio Vargas

QUEM É VOCÊ?

GOSTO DE PENSAR E DISCUTIR SOBRE “GRANDES” IDEIAS - É ESSA CURIOSIDADE QUE ME TROUXE ATÉ AQUI EM PRIMEIRO LUGAR

O que eu mais gosto é desenvolver teorias sobre quase tudo! Sou muito observadora e gosto de passar tempo tentando conectar os pontos. No fim das contas, gosto de discutir e explorar ideias interessantes. Também sou uma pessoa muito curiosa, gosto de conhecer pessoas diferentes, explorar lugares diferentes e descobrir coisas diferentes - viajar o mundo ou explorar lugares desconhecidos no meu próprio bairro.

Sou muito sociável e passo boa parte do meu tempo livre com amigos e família (provavelmente discutindo aquelas teorias interessantes que mencionei anteriormente!), e quando você junta isso ao fato de que uma carreira em consultoria pode ser cheia de encontros intensos com pessoas e discussões de ideias e opiniões, preciso me desconectar de tempos em tempos. Quando isso acontece, gosto de passear bastante com meu cachorro, respirar ar puro, relaxar e recuperar minhas energias para o que virá.

POR QUE INTEGRATION?

NOSSA CULTURA É EMPREENDEDORA - SE VOCÊ PODE SONHAR, VOCÊ PODE FAZER

Quando eu conheci a Integration, a empresa era pequena e crescia rapidamente. Logo vi uma oportunidade para crescer na empresa, e eu estava animada com a possibilidade de poder contribuir com minhas ideias e energia para esse crescimento. Depois de 14 anos trabalhando para a empresa e morando em quatro países diferentes, ainda sinto o mesmo espírito: há espaço para criar, inovar e fazer a diferença.

Todos na Integration são uma parte importante da história da empresa - a cultura e o ambiente simulam esse desenvolvimento, combinando autonomia para mudar e suporte para fazer as coisas acontecerem.

MINHA JORNADA NA INTEGRATION

CLIENTES & INDÚSTRIAS

20+

Clientes

50+

Projetos

NÚCLEOS

30%

Especialista em Marketing & Vendas

Países

300+

voos

Minha Jornada na Integration

A Integration oferece a combinação perfeita entre o desafio intelectual e a abordagem mão na massa. A exposição a pessoas mais sêniores de organizações globalmente reconhecidas e ter pessoas muito inteligentes trabalhando com você, ao mesmo tempo em que você se envolve com todo o time e participa de uma transformação de verdade, é uma mistura rara que precisa ser muito apreciada.

EXEMPLO DE PROJETO

Nosso cliente, um líder global de FMGC, viu que eles estavam enfrentando uma competição crescente com o amadurecimento de seu mercado. A fidelidade dos seus clientes mais importantes estava caindo, e embora a maioria dos seus consumidores principais ainda comprava deles, os volumes estavam decrescendo e as margens de lucro estavam apertadas. Nosso cliente buscava uma nova maneira de manter seu posicionamento em mercados que ainda dominava, e precisava buscar um jeito novo de trabalhar com clientes grandes para capturar crescimento relevante em mercados em desenvolvimento.

Entramos para ajudar nosso cliente a se tornar a melhor empresa em Gestão de Key Accounts (como eles trabalhavam com seus principais clientes), e dividimos o projeto em três grandes fases. Na primeira fase conduzimos duas frentes de trabalho simultaneamente: na primeira frente entramos com profundidade no mundo interno do cliente para traçar a origem de sua competitividade recente, e na segunda fizemos um scan de mercado (usando nossa experiência de trabalho com clientes líderes em outras indústrias) para capturar melhores práticas, ideias criativas e referências que seriam a base para o novo modelo. Armados com um entendimento da situação atual e também com uma visão do que poderia ser conquistado no futuro, entramos em uma segunda fase do projeto: trabalhamos com o cliente para desenhar um novo modelo para a gestão de key accounts, e desenvolvemos um mini-roadmap que os impulsionaria para frente, para serem mais competitivos. Finalmente, na terceira fase, trabalhamos para conduzir pilotos e refinar a abordagem em alguns mercados internacionais importantes.

Meu principal papel foi trazer 12 anos de experiência em clientes líderes de indústria e melhorar sua estratégia de mMrketing & Vendas. Consegui aplicar as lições que aprendi para ajudar nosso time a desenvolver uma proposta relevante, viável, e que entregaria os resultados que o cliente precisava.

A chave do sucesso desse projeto foi a fase de implementação. Depois dos nossos pilotos, o time do cliente conseguiu fazer o lançamento da nova abordagem em 12 mercados no primeiro ano. Quando o projeto se juntou a outras iniciativas, o cliente conseguiu reverter o quadro de perda de competitividade entre seus consumidores importantes e reassumiu sua posição como fornecedor preferido.

Projetos globais são sempre desafiadores pois existem muitas exceções: uma abordagem que funciona na China pode não funcionar nos EUA, e uma que funciona na Angola pode não ser viável para o Peru! O projeto foi muito empolgante, principalmente porque exigia uma grande dose de criatividade. No final, encontramos um jeito de resolver o problema que não havia sido feito antes,e era muito diferente do que nosso cliente estava fazendo.