Integration Management Consulting com o Department for International Trade (DIT) – Projeto do Ano

Em 2013, o Department for International Trade (DIT, ex-UKTI) estava enfrentando o desafio de promover o Investimento Direto Estrangeiro (FDI) no Reino Unido. Em segundo lugar no ranking europeu, atrás da Alemanha, e com cobertura terrestre limitada a países maiores, o DIT decidiu terceirizar a operação do FDI em países emergentes de porte médio com a contratação de empresas de consultoria.

A Integration trabalhou no contrato da América Latina (menos México e Brasil). A rede extensa da Integration na região mais ampla, o espírito empreendedor e metodologias robustas forneceram a plataforma correta para um início imediato. O suporte foi entregue em fases: setup e piloto do modelo, confirmação do interesse no mercado e consolidação, e finalmente a criação de uma operação sustentável.

Depois de dois anos e meio, os resultados são atrativos. A América Latina é agora a região de maior crescimento de geração de FDI em todas as operações DIT; os projetos aumentaram em 240%. Como resultado, mais de £100 milhões foram investidos e mais de 200 novos empregos foram gerados no Reino Unido. Além disso, houve um crescimento marcante em conscientização e engajamento do DIT em explorar oportunidades na América Latina.

O sucesso desse comprometimento dependeu de uma abordagem inovadora, equilibrando habilidades de empreendedorismo e consultoria e colocando comunicação, gestão de Stakeholder e uma governança clara no foco da empreitada, em vez de serem ferramentas de suporte. Isso impulsionou o nível necessário de rapidez, flexibilidade, colaboração, comprometimento e entusiasmo nos times do DIT e da Integration, levando aos resultados resumidos acima.