• Institucional – Nossa História 1

    Já são 22 anos! Muitas histórias...

    O que vamos contar aqui é um pouco do que vivemos nesse período, mas estamos disponíveis para quem quiser conhecer mais detalhes. Para isso, basta entrar em contato!

    Entre em contato

Andrea Aun, Carlos Lima, Gilberto Sarian e Marcelo Berger fundaram a Integration em 1995 em São Paulo/Brasil. Os Sócios fundadores se conheceram na Andersen Consulting (hoje Accenture). A carreira desses profissionais começou em 1988 e, desde então, todos se encontraram fazendo Consultoria. “É o meu lugar profissional – fazer consultoria”. Esse amor por Consultoria uniu os quatro profissionais.

Em 1990, a Andersen Consulting passou por uma transformação nos negócios e se direcionou mais intensamente para tecnologia e BPO. Nesse momento, houve uma drástica mudança no dia a dia e no tipo de trabalho e de relação com os Clientes. Essa mudança mostrou ser um grande sucesso para o negócio, mas despertou nos quatro (até então futuros) fundadores da Integration o desejo de montar seu próprio negócio.

Foi então que Andrea, Carlos, Gilberto e Marcelo se juntaram para analisar o mercado. Tomaram assim a decisão de fundar a Integration e voltar a atuar com o que realmente tinham paixão e vocação: Consultoria em negócios. Ao analisar o mercado e as vocações de cada um, eles posicionaram a Integration como uma Consultoria de estratégia, gestão e processos, a qual teria como diferencial a Implementação.

Esse conceito implementador foi revolucionário no mercado brasileiro de Consultoria, o que fez com que nos tornássemos pioneiros nessa abordagem.

O primeiro grande desafio foi: “como implementar?”. Por mais que a ideia e a teoria estivessem claras, não existia uma metodologia. E o nosso primeiro cliente foi fundamental nesse sentido, por isso seremos sempre gratos à Exxon Mobil.

Imaginamos atuar em um primeiro Cliente de médio porte para testar a metodologia que utilizaríamos. Mas nosso primeiro cliente, a Exxon Mobil, era a maior empresa do mundo em 1995. O projeto era desafiador: um Go To Market para a entrada da linha de lubrificantes (Mobil 1) no Brasil. Como poderiam vender lubrificantes para carros sem ter postos de gasolina no Brasil? Em 1995, a marca ainda não havia lançado a bandeira de postos Esso no país.

O desafio foi aceito e gerou muito trabalho, culminando em nosso primeiro caso de sucesso. E realmente foi um sucesso! (veja depoimento abaixo).

Renato Fontalva é hoje o Presidente da Exxon Mobil na Europa.

A partir daí, a forma de atuação da Integration passou a ser muito comentada e indicada. Foi essa referência que fez a empresa crescer a uma taxa de 77% a.a. na década de 90.

Em 1997, Hugo Ribeiro de Almeida entrou para a Integration. Desde 1995, Hugo acompanhou a criação e fundação da empresa, mas optou por fazer seu MBA em Harvard antes de poder voltar e empreender. Depois de quase dois anos, ele finalmente se juntou ao grupo de Sócios fundadores da Integration.

Um pouco mais desta história pode ser conferido no capítulo “Com a Ajuda do Oráculo”, extraído do livro “Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto” (Endeavor - Editora Campus, 2005).

Marcelo Berger, Hugo Ribeiro, Andrea Aun, Gilberto Sarian e Carlos Lima

Uma decisão muito importante marcou os primeiros anos de 2000.

“Se queremos implementar nossas recomendações, temos de ter experiência em operar negócios”! Esse pensamento veio à tona muito fortemente entre os Sócios, sendo impulsionado principalmente por Marcelo Berger.

Tomamos, então, a decisão de atuar também em empresas, criando uma estrutura própria de “Venture Capital”.

Em fins de 1998, compramos uma empresa de Cosméticos, a Ala Szerman. Adquirimos tudo: marcas, franquias, distribuidores, estoque. Começava então um segundo ciclo que foi fundamental em nossa história. Durante o dia, atuávamos como consultores na Integration e, de noite (e nos finais de semana), assumíamos como executivos da Ala Szerman.

Marcelo Berger assumiu a presidência e deixou a consultoria para se dedicar ao negócio. Andrea Aun era responsável pelo Marketing; Carlos Lima por Vendas. Gilberto Sarian era quem cuidava da Logística e Hugo Ribeiro de Almeida do Financeiro.

Foram cinco anos gerenciando a empresa, os quais corresponderam a, praticamente, um MBA “da vida real”, tamanho o aprendizado vivenciado! Muitos sustos, sofrimentos, aprendizados, conquistas... Experiências que tornaram Andrea, Carlos, Gilberto, Hugo e Marcelo, após a venda da empresa, ainda mais preparados para seguir a vida na Integration.

Vieram novos empreendimentos. Um deles foi o desenvolvimento de uma solução para Planejamento e Integração do Supply Chain, chamada XPlan. Desenvolvemos nossa solução com base na empresa distribuidora do Grupo Suzano, chamada SPP – que nos conhecia como Consultoria e topou ser a empresa parceira da Integration nessa empreitada. Foi um orgulho para nós.

A solução logo se tornou um sucesso no mercado, pois foi desenvolvida a partir das necessidades práticas do dia a dia das empresas com as quais já havíamos trabalhado, em conjunto com nosso conhecimento técnico sobre o tema Supply Chain. Após 3 anos de operação, a XPlan se associou à Intergraph (Sisgraph), expandiu-se e, no ano seguinte, foi vendida para a Datasul (hoje Totvs).

Um terceiro negócio, a agência de comunicação below-the-line Samurai, foi um grande caso de sucesso no mercado brasileiro. Em uma história com desfecho semelhante ao da XPlan, a Samurai foi incorporada pela Momentum do Brasil, empresa pertencente ao Interpublic Group, em 2011. Esse foi o último negócio do grupo Integration no conceito de “Venture Capital”.

Em todos esses negócios, Marcelo Berger seguia liderando. Até que, em 2005, veio um importante e decisivo momento de nossa história: “Queremos seguir com outros negócios? Ou a vivência que precisávamos para entender o que é realmente fazer acontecer é suficiente?”

Marcelo Berger decidiu focar sua vida profissional em novos negócios e Andrea Aun, Carlos Lima, Gilberto Sarian e Hugo Ribeiro de Almeida optaram por seguir com Consultoria.

Começava uma nova era com foco total em Consultoria, fortalecida pelo aprendizado adquirido nos três Ventures aqui descritos. Nessa nova era, foi tomada a decisão de tornar a Integration uma Partnership.

Nosso crescimento no Brasil seguia firme ainda na casa dos 50% a 70% de crescimento ao ano. Consolidamo-nos como marca respeitável no Brasil e começamos algumas estratégias:

Fortalecer o foco e o conhecimento de Implementação

Marcelo Berger, Paula Mercadante, Carlos Lima, Andrea Aun, Gilberto Sarian e Hugo Ribeiro de Almeida

Paula Mercadante entrou como responsável pelo núcleo de Implementação, trazendo consigo profundos conhecimentos de implementação de projetos de alta complexidade em diversos setores e regiões do mundo. Essa parceria contribuiu de maneira decisiva para a consolidação desse novo núcleo.

Aprofundamos conhecimento em Treinamento e Capacitação: com cursos fora do Brasil em Andragogia (ciência sobre a forma de aprendizado de um adulto), trouxemos muita novidade em como treinar e passar conhecimento nos nossos projetos. O que chamamos de “Integration Learning”.

Change Management e Stakeholder Management passaram a ser conceitos muito mais estudados e pensados, o que na Integration chamamos de “Integration People”.

Expansão internacional

Integration chega ao México

O crescimento da Integration sempre foi muito forte no Brasil. Vários projetos foram entregues fora do Brasil, em empresas multinacionais que conheceram nossos serviços no país e pediram para os replicarmos em outros países da região.

Mas esses projetos sempre foram executados por Consultores dos escritórios de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Um questionamento sobre expansão veio muito fortemente em nossas discussões estratégicas: “O modelo em que atuamos pode ser expandido regionalmente? Ou é aderente apenas à realidade brasileira? Conseguimos replicar esse método e perfil de profissional em outros países?”

A decisão tomada foi que iríamos investir em dois mercados na América Latina: México e Argentina.

México

Gerard Schoor, Carlos Lima, Andrea Aun, Laura Gé, Hugo Ribeiro de Almeida e Gilberto Sarian

Somos, também, gratos à Unilever! Foi com ela que tivemos nossa primeira atuação em território mexicano – um projeto muito enriquecedor de integração. A Unilever México havia comprado uma empresa de margarinas chamada Marga Carrancedo e nós tivemos a honra de sermos escolhidos para fazer esse PMI (Post Merger Integration).

A partir daí, o processo foi muito semelhante ao que aconteceu no Brasil: a Integration passou a ser conhecida, comentada e recomendada por nossos clientes, abrindo portas em outras empresas mexicanas como Reckitt Benckiser, Diageo e Mastercard. Desde então, a operação não parou de crescer, atendendo os clientes do México, América Central, Caribe e Estados Unidos.

Todo esse sucesso contou, a partir de 2008, com o envolvimento direto de Gerard Schoor. Sócio presidente da Integration México, Gerard trouxe sua vasta experiência no mercado internacional com foco em administração industrial em empresas globais de grande porte para agregar ainda mais valor ao nosso conhecimento de consultoria.

Argentina

Obras no escritório de Buenos Aires

Nossa gratidão na Argentina vai para a Sadia (hoje BRF), empresa que abriu as portas para que realizássemos o nosso primeiro projeto no país.

Tivemos também o orgulho de servir a grandes clientes locais como FEMSA, Nokia, Cadbury e Arcos Dorados.

Um marco muito importante para a operação foi a entrada de Laura Gé em 2007 como sócia da Integration assumindo, desde então, como presidente local, a gestão da América do Sul, com exceção do Brasil. 

Em 2010, a Integration já contava com sete Sócios em três países, tornando realidade o sonho da internacionalização e de se tornar uma verdadeira Partnership. Laura Gé, Gerard Schoor e Paula Mercadante juntaram-se a Andrea Aun, Carlos Lima, Gilberto Sarian e Hugo Ribeiro de Almeida no board de liderança da empresa.

Time da Argentina
Paula Mercadante, Gerard Schoor, Gilberto Sarian, Hugo Ribeiro de Almeida, Andrea Aun, Laura Gé e Carlos Lima

 

Chile

Time do Chile

O sucesso dos escritórios do México e da Argentina nos levou a abrir o de Santiago em 2008. O Chile tem, entre os países da América Latina, a maior penetração em consultoria e é um mercado maduro que exige conhecimento local.

A Unilever foi nosso primeiro cliente no país, dando-nos, novamente, a oportunidade de mostrar o nosso trabalho. Por isso, mais uma vez, somos extremamente gratos!

Os "desbravadores"

Todo esse crescimento internacional também se deve muito aos profissionais que participaram do start-up de cada uma delas. Nos primeiros anos de cada uma das novas operações, tivemos profissionais vivendo nos outros países para levar a cultura e o método da Integration.

Queremos, aqui, reconhecer alguns deles: Janaina Betteley (responsável por México, Argentina e, depois, Londres); Luis Carlos Vidal (que assumiu por cinco anos o México); Marcos Novoa y Novoa (que também esteve no México e desempenhou um papel importante nessa história); Marcelo Roma (que esteve na Argentina e em Londres); Rodrigo Seabra (que teve papel fundamental no México e agora começa a escrever a história da Integration na Alemanha); e Rafael Pinto (que atuaram no desenvolvimento do escritório no Chile). A todos, fica aqui registrada a nossa gratidão! Todos fizeram parte de nossa história nesse capítulo tão especial.

Indo à Europa

Para crescer fora das Américas e consolidar-se definitivamente como um player internacional, demos um passo marcante em 2010: a abertura do escritório de Londres. Essa expansão motivou um estudo de caso de internacionalização realizado por Pedro Zanni, professor e doutorando de uma das principais universidades da América Latina, a Fundação Getulio Vargas. Um novo ciclo se iniciou com o processo de expansão internacional. Um passo importante que, neste momento, estamos vivenciando e aprendendo, já com grandes conquistas.

Desde a fundação, o escritório de Londres vem crescendo bastante em todos os aspectos quantitativos (número de consultores e faturamento) e qualitativos (recompra de clientes, recrutamento, adaptação do método à realidade). Hoje, temos o orgulho de atender, no continente, a organizações como a Diageo, Red Bull, Monsanto, Sara Lee, LÓreal e BRF, em mais de 63 países.

Martin Wing (centro) com o board de Sócios

Em 2013, um novo Sócio ingressou na equipe para liderar a operação europeia: o britânico Martin Wing. Com experiência em consultoria na Europa e membro do Conselho da Associação de Consultores de Gestão (MCA), Martin assumiu a liderança como Sócio e levou a organização a outro patamar.

Em 2015, o nosso novo passo nessa expansão internacional: a abertura do escritório em Munique, na Alemanha, e a entrada da diretora Sophie Herrmann.

Estamos escrevendo dia a dia este case. Vivenciamos essa expansão neste exato momento. Convivemos com o mesmo espírito empreendedor e amor à consultoria de quando começamos em 1995. Ao mesmo tempo em que temos uma operação madura no Brasil e no México, temos um start-up em Londres e na Alemanha. Ainda temos muita história para escrever!

Um lugar para crescer

Luis Carlos Vidal, Francisco Pereira Leite e Leonardo Zylberman

Em 2013, Francisco Pereira Leite, Leonardo Zylberman e Luis Carlos Vidal tornaram-se os primeiros diretores a serem nomeados Sócios após galgar todas as etapas de desenvolvimento de carreira que temos. 

Esses três profissionais entraram como Analistas da empresa em 1999, marcando, assim, um momento simbólico e muito importante para nós onde um Analista vira Sócio.

O Partnership tornava-se completo, com Sócios que vieram em “lateral hiring” e três novos sócios que entraram na empresa como analistas e fizeram toda a carreira conosco.

Fortalecimento da área de Knowledge Management

Alison Gamble

Dada a base estruturada na Europa, trouxemos Alison Gamble para desenvolver a área de Knowledge Management.

Alison Gamble é formada em Inglês e História pela Keele University e tem mestrado em Ciência da Informação pela City University London. Antes de entrar na Integration, ela foi Chefe de Gestão do Conhecimento do Brunswick Group, agência de Comunicação Corporativa. Lá ela implementou a função de Gestão de Negócios, incluindo a plataforma técnica, processos importantes e incentivou a cultura necessária de compartilhamento de conhecimento. Antes disso, trabalhou na Arábia Saudita para Baker & McKenzie, criando a função de Gestão do Conhecimento para os escritórios do Golfo. Antes disso, trabalhou em escritórios globais de direito como Pesquisadora Jurídica e de Negócios.

Ajustes em nossa estrutura societária

Augusto Ribeiro, Janaina Betteley e Rodrigo Seabra

Em 2016 tivemos outro momento marcante. Augusto Ribeiro, Janaina Betteley e Rodrigo Seabra foram promovidos a Sócios após terem desenvolvido boa parte de sua carreira na Integration.

Augusto Ribeiro está desde 2003 na Integration atuando na prática de Marketing & Vendas. Augusto desenvolveu sua carreira profissional no Brasil, mas implementou projetos também na América Latina, América do Norte e Europa, principalmente em assuntos relacionados a Marketing, Gestão de Portfólio, Segmentação de Mercado e Estratégias de Go-To-Market e de Desenvolvimento de Novos Mercados. Antes da Integration, Augusto acumulou sete anos de experiência em empresas de diversos setores como BankBoston, Ambev e Serasa Experian. Sua formação acadêmica conta com graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), tem MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e curso de especialização em Trade Marketing pela University of Riverside California.

Janaina Betteley atua desde 2002 na prática de Marketing & Vendas da Integration. Possui ampla experiência internacional, tanto pela sua contribuição na abertura e no desenvolvimento dos escritórios da Integration na Cidade do México, Buenos Aires e Londres, como junto aos clientes da empresa, onde desenvolveu e implementou projetos regionais e globais de transformação Comercial em diversas empresas líderes do setor de bens de consumo. Antes da Integration, Janaina Betteley acumulou dois anos de experiência no setor bancário. Sua formação acadêmica conta com graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV- EAESP) e mestrado em Liderança e Estratégia (Programa de Mestrado SLOAN pela London Business School). Atualmente, Janaina lidera o escritório de Londres/Reino Unido.

Rodrigo Seabra atua desde janeiro de 2006 na Integration e desenvolveu sua carreira dentro na prática de Implementação da empresa. Sua experiência inclui a implementação de reorganizações corporativas decorrentes de Spin Offs e Fusões e Aquisições, além de mudanças organizacionais decorrentes de novas estratégias de negócios e tecnologia, em todos os sete escritórios da Integration, contribuindo para sua sólida experiência internacional. Antes da Integration, Rodrigo acumulou cinco anos de experiência em empresas de consultoria e em uma empresa líder de eletrodomésticos. Sua formação acadêmica conta com graduação em Engenharia Industrial pela Universidade de São Paulo (POLI-USP) e especialização em Ciências Sociais na University of Helsinki. Após mais de quatro anos de atuação no México ajudando na consolidação da operação local, Rodrigo hoje é o responsável pela mais nova unidade de negócio da Integration, localizada em Munique/Alemanha.

Time do Reino Unido

Em 2016, Laura Gé, Sócia que foi responsável pelo comando da operação Cone Sul por quase dez anos, deixa a Integration Consulting. Somos eternamente gratos à Laura por todo o trabalho realizado. Sem dúvida, sua atuação foi fator determinante para o posicionamento e crescimento da marca Integration na Argentina.

No Reino Unido, Martin Wing fecha um importante ciclo de três anos onde deixa sua marca tornando a Integration uma empresa mais britânica. Neste momento, inauguramos um novo escritório e contaremos com a entrada de dois novos Sócios ingleses.

Integration lança nova área de Fator Humano e Organizações

Desde a origem, nós da Integration acreditamos que o desenvolvimento das organizações se deve ao fortalecimento do ambiente de trabalho e de seus profissionais como indivíduos.

Compreender e respeitar a cultura corporativa, bem como atentar para as qualidades que cada profissional pode trazer aos objetivos do negócio, são características da atuação da Integration.

A nova área de Fator Humano & Organizações representa não somente a consolidação das experiências obtidas ao longo dos 22 anos de existência de nossa empresa, mas também um novo salto em metodologias e tecnologias para a identificação e o aprimoramento de perfil profissional, de times e de ambientes organizacionais.

Integration recebe selo de Centro Licenciado de Aplicação da solução ID One Core® IPP da Factor Humanus Scientia

Nosso time de Fator Humano & Organizações com a Prof.ª e Mestre Amélia de Carvalho e Silva, fundadora e CEO da Factor Humanus Scientia

Atuar neste núcleo de Fator Humano & Organizações exige base científica e, para isso, buscamos o licenciamento da solução ID One Core® IPP (Inner Professional Profile) com a Factor Humanus Scientia. A metodologia ID One – Human Factor vem sendo aplicada ao longo dos últimos 30 anos com resultados excelentes no avanço da performance individual, de times e organizações.

A Integration aplica, internamente, essa metodologia há quase duas décadas, podendo confirmar na prática sua excelência e efetividade. Há pouco mais de um ano, assinamos o contrato de licenciamento com a Factor Humanus Scientia e dedicamos um time de profissionais treinado e qualificado para a aplicação do ID One Core® IPP – agora disponível para nossos clientes.

Acreditamos que, como centro licenciado e certificado de aplicação do ID One Core®, fortalecemos nosso posicionamento como empresa de Consultoria que implementa novas formas de atuação, ao mesmo tempo em que contribui para a expansão dessa metodologia inovadora e altamente efetiva que, comprovadamente, capacita, aprimora e exponencializa a performance individual, de times e organizacional.

Estamos extremamente honrados pelos autores, Prof.ª e Mestre Amélia de Carvalho e Silva e Dr. Luís Antonio Ervolino (in memoriam), terem confiado à Integration o licenciamento da aplicação – primeiro ato de expansão da ciência de Fator Humano. Sem dúvida, isso tem um valor imenso para a humanidade, por ser capaz de auxiliar no desenvolvimento profissional de nossos clientes e profissionais.

A partir de agora, teremos uma nova e grande responsabilidade, que trará ainda mais força para a Integration e nas nossas entregas em projetos!

Uma nova Sócia na Integration

Outra novidade relacionada a este assunto e que também foi muito esperada é a entrada de uma Sócia, Renata Moura, para liderar o novo núcleo de Fator Humano & Organizações.

Renata Moura

Renata Moura tem 25 anos de experiência profissional, período em que atuou em cinco grandes reestruturações e consolidações empresariais. Iniciou sua carreira na AMBEV, depois participou da privatização do setor de telecomunicações na OI, do SANTANDER (após a compra do BANESPA) e de outros quatro bancos no Brasil. Além dessas experiências, atuou por seis anos no GRUPO CARREFOUR, onde liderou as áreas de RH, Sustentabilidade e também foi responsável pela Operação de Supermercado. Nos últimos quatro anos, participou da construção e implementação da sucessão da CYRELA. Sua formação conta com bacharelado em Direito, MBA em Operações pelo IE Business School, especialização pela Fundação Dom Cabral (FDC/Insead) e pelo COPPEAD/RJ.

Alemanha

Para atender aos clientes da região DACH, abrimos o escritório na Alemanha, em Munique, no começo de 2015. Seguimos em processo de expansão já com time local, processo de recrutamento no país e com escritório próprio.

Hoje somos 13 Sócios da Integration, 11 Diretores e 27 Gerentes totalizando 51 profissionais na liderança.

Board de líderes