German Private Equity Forum, na Alemanha

No dia 14 de novembro de 2019, a Integration participou do evento German Private Equity Forum organizado pela MergerMarket. A edição deste ano, realizada em Munique, Alemanha, contou com a participação de Gilberto Sarian – sócio da Integration – em um do painéis de discussão. Gilberto, representando a Integration juntou-se a Johnny Vega (Former Delivery Center Director, na Mondelez) e Michael Schumann (fundador e CEO do DUBAG Group) em uma discussão moderada por Catherine Ford para falar sobre osdesafios enfrentados por fundos de private equity para acelerar a geração de valor em suas empresas de portfólio.

Altos múltiplos de entrada e competição por ativos têm pressionado fundos de private equity a continuar entregando bons retornos. Isso tem exigido que os gestores de private equity não mais se apoiem somente em engenharia financeira para aumentar o valor de seus portfólios, mas se tornem mais inovadores em melhorias operacionais. O painel explorou as diferentes plataformas disponíveis para alavancar a performance de investidas, e seus participantes compartilharam exemplos e desafios reais de diferentes setores. O público pôde, ao longo da discussão, votar em enquetes, compartilhando seu ponto de vista sobre as melhores estratégias para geração de valor.

As discussões foram resumidas ao final do painel em três importantes pontos essenciais que devem ser foco para as empresas de private equity:

  • Garantir um processo de pre-deal criterioso e diligente, com clareza de quais são as reais alavancas de valor.
  • Ter uma estrutura de Post-Merger Integration atuando com rapidez para ajustar à realidade da integração.
  • Maior atenção ao fator humano, especialmente na liderança da nova empresa investida.

O último ponto, sobre fator humano, foi confirmado não só pelos panelistas, mas também pelo público, cuja maioria votou como o principal foco dos fundos nas empresas investidas.

Para a Integration, foi extremamente gratificante ver que líderes de empresas de Private Equity na região DACH (Alemanha, Áustria e Suíça) compartilham dessa opinião e estão focando em um ponto que faz parte do DNA da Integration.

______________________________________________________________________________