• IDO 1

    O ID One® Accredited Centre foi estabelecido em 2016 como um Centro de Competência dentro da Integration Consulting. Seu principal objetivo é o aprimoramento do desempenho profissional através da aplicação das soluções ID One® Human Factor para profissionais internos e clientes dentro dos projetos de consultoria.

A Importância do Desenvolvimento do Fator Potencial Humano para a Integration

A busca por encontrar um método científico e eficiente para o desenvolvimento profissional, remonta ao próprio nascimento da Integration Consulting, em 1995 e a seu propósito como empresa de consultoria. Os Sócios Fundadores sempre valorizaram muito o aspecto humano do profissional e testaram diversas metodologias disponíveis ao longo dos primeiros anos.

Em 1998, quatro anos após uma busca intensa sem resultado que atendesse o que buscávamos, encontramos a Metodologia ID One® Human Factor. Desde então, adotamos internamente esta Metodologia e suas soluções, e vivenciamos a qualidade e os efeitos dela em nossos profissionais. São quase 22 anos de uso contínuo das soluções desta metodologia. E podemos dar um depoimento claro do valor diferenciado que ela traz. Nos consideramos um "case" de aplicação continuada das soluções ID One® Human Factor.

Em 2005, começamos a avaliar a possibilidade de não somente aplicar as soluções ID One® Human Factor aos profissionais da Integration. A ideia, conversada com os Cientistas fundadores da Metodologia, Dr Luis Ervolino (in memoriam) e Profa Amélia de Carvalho e Silva, era podermos incorporar a aplicação desta Metodologia nos produtos da Integration em seus clientes, dentro dos projetos. E poder levar a diferenciação que víamos em nossos profissionais, para os profissionais que estariam liderando a implementação dos projetos feitos com a Integration. E, consequentemente, reforçando uma diferenciação da Integration como empresa de consultoria.

Duas frentes de trabalho se abriram:
1) uma avaliação mais profunda sobre outras ciências
2) a busca da melhor forma para viabilizar esta associação

Para a avaliação mais profunda, tivemos a ida de uma das Gerentes da Integration, Renata Figueiredo, para Chicago na Northwestern University entre os anos de 2011 e 2013. Renata, com apoio de professores da Universidade, mapeou uma grande variedade de métodos nesta área – chegando a levantar cerca de 200 opções disponíveis no mercado. Destas, fez um primeiro filtro considerando os mais renomados e recomendados por professores e profissionais ligados à área de desenvolvimento profissional, e chegou a 20 metodologias.

Neste período, Renata testou nela mesma estas 20 metodologias. Acreditamos que uma forma eficaz para endossar a qualidade de um método nesta área é testar em um único profissional e avaliar a qualidade e os efeitos de cada um. Os critérios utilizados para esta avaliação foram:

  • Profundidade
  • Abrangência
  • Acuracidade
  • Existência de Base Científica
  • Utilidade / Impacto
  • Síntese

Esta pesquisa fortaleceu o ponto de vista da Integration de que esta Metodologia é a mais adequada às expectativas de identificação de perfil e aprimoramento profissional, dada a sua precisão e profundidade.

Em paralelo, trabalhamos em vários cenários para viabilizar esta ideia e o cenário possível foi o de licenciamento.

Em junho de 2016 a Integration teve a honra de anunciar o licenciamento de três soluções da Metodologia ID One® Human Factor: ID One® Core & ID One® Reach e o ID One® Connect.

Em 2019 a Integration foi honrada também com o licenciamento de mais duas soluções da Metodologia ID One® Human Factor: o ID One® Advance e o ID One® Engage.

Nossa missão como empresa é: “Promover mudanças significativas, deixando sempre uma herança positiva.”

A palavra “herança”, para nós, tem um significado especial. Sempre tivemos como ideal de diferenciação no mercado que nossos trabalhos pudessem deixar um legado dentro de nossos Clientes. Mas um legado não só puramente técnico e financeiro, mas que tenha também um olhar humano e cuidadoso aos profissionais que atuam nos projetos e estão envolvidos no contexto das mudanças propostas e em contato com a Integration.

Ser um licenciado da Metodologia ID One® Human Factor nos ajuda a deixar esta herança e cumprir nossa missão.

Soluções Licenciadas Pelo ID One® Accredited Centre

ID One® Core & ID One® Reach é uma solução de identificação do Perfil Profissional Interno de modo preciso, sintético e profundo. Estas soluções, têm como objetivo restituir a consciência do funcionamento do Fator Potencial Humano próprio. Aumenta a autoconsciência das características e necessidades próprias, gera uma melhor condição de autogestão e aprimora o desempenho profissional. Ambas consistem no estudo dos potenciais e das limitações, através de uma série de exercícios que identificam o perfil profissional do indivíduo, em suas características internas básicas.

Como resultados:

  • Permite pensar em caminhos precisos para a autogestão profissional
  • Reconhece a diferença individual profissional e a necessidade de complemento para alavancar os resultados de time;
  • Reconhece o limite próprio de percepção da realidade e predispõem ao ajuste de atitudes;
  • Reconhece em si mesmo, os pontos de relatividade e firmeza de posição;
  • Facilita o reconhecimento dos pontos de percepção de oportunidades de negócios;
  • Uma visão mais integrada de si mesmo;
  • Criação de novos paradigmas (novas referências internas).

O ID One® Connect é aplicado a partir de um desafio de equipe identificado pela organização, na inter-relação dos conteúdos profissionais. Consiste em uma dinâmica em que os grupos de trabalho são formados a partir dos perfis identificados através do ID One® Core & ID One® Reach.

Como resultados:

  • Acelera a solução do problema através da escuta mais profunda;
  • Alinha o time ao objetivo único da organização.

ID One® Advance é uma solução aguda (intensa e rápida no resultado) de aprimoramento dos pontos fundamentais da estrutura interna dos profissionais; feita em grupo com efeito individual e de equipe. Esta estrutura interna é composta por nove Faculdades do Fator Potencial Humano da Consciência Individual, das quais o indivíduo depende para o seu bom desempenho profissional. São elas:

  • Equilíbrio interno do indivíduo: segurança, equilíbrio emocional e tranquilidade;
  • Objetividade de raciocínio: concentração, atenção e memória associativa;
  • Capacidade de administrar as relações interpessoais: consciência de limite, pressão e poder.

Como resultados:

  • Consciência mais precisa de si, do outro e da realidade: aumenta a capacidade de identificar a raiz das dificuldades interprofissionais e geri-las com o time e a organização;
  • Libera a naturalidade e a criatividade do indivíduo;
  • Aumenta a objetividade e a assertividade no raciocínio, além da segurança para avaliar e decidir;
  • Adquire uma postura mais segura e tranquila frente as pessoas, com flexibilidade e mais firmeza na posição;
  • Disponibiliza uma melhor condição para a expressão de talento, conhecimento e para identificar oportunidades de negócios, vinculados ao objetivo profissional;
  • Prepara para lidar com situações imprevisíveis como: pressão, mudanças constantes, caos e calamidades;
  • Potencializa a qualidade do trabalho individual e do grupo e eleva os resultados da organização.

ID One® Engage consiste em utilizar um aspecto identificado em cada um dos membros do time, como a melhor performance individual em equipe e integrá-los entre si para a condução da organização. Permite o funcionamento e composição do time, sem prejuízo no valor agregado que cada um traz como conhecimento de causa.

Como resultados:

  • Reconhece as habilidades e dificuldades individuais e impulsiona a expressão da qualidade profissional, que é absorvida e complementada pela equipe, gerando maior autonomia aos profissionais;
  • Percebe as diferenças e características de raciocínio próprio em cada participante que formam os pontos de vista, passíveis de alinhamento aos objetivos da organização;
  • O indivíduo e o time complementam-se em seus pontos fortes e ampliam a compreensão do contexto e do objetivo, que resultam numa redução de conflitos, aumentando o engajamento e potencializando os resultados;
  • Aumenta a consciência de espaço, responsabilidade e decisão.

Quem é a Empresa Factor Humanus Scientia e Quem são Os Cientistas por Trás do Método

A Ciência e os Autores

A Ciência Fator Potencial Humano foi criada pelos brasileiros Luís Antonio Ervolino (1948 -2011) e Amélia de Carvalho e Silva.

Em 1988, ambos se reuniram na implantação do Programa de Aconselhamento e Prevenção à AIDS, ocasião em que criaram e aplicaram “o treinamento para restituir o equilíbrio interno” a milhares de profissionais que estavam na linha de frente ao combate à HIV/AIDS no Brasil e no Exterior.

Em 1990, fundaram juntos a Síntese 1 Aprimoramento de Desempenho Profissional, desenvolvendo e aplicando esses princípios através da Metodologia Proprietária ID One® Human Factor a líderes do setor privado, consolidando a Ciência Fator Potencial Humano.

Em 2012, após o falecimento do Dr. Luís, Amélia fundou a Factor Humanus Scientia dando continuidade à aplicação e expansão da ciência e da Metodologia ID One® Human Factor, dela derivada.

Amélia, atualmente, continua na liderança da empresa e do projeto de Ação Social Notre Dame. Em suas jornadas, ambos optaram por viver no anonimato, dedicando-se exclusivamente ao estudo e à aplicação da Ciência Fator Potencial Humano.

Amélia de Carvalho e Silva. Brasileira, nascida em 1957, mestre em Psicologia pela Antioch University, Estados Unidos, cientista e pesquisadora na área de Fator Potencial Humano. Iniciou sua trajetória profissional no Fred Hutchinson Cancer Research Center, em Seattle (EUA), com pacientes terminais, suas famílias e equipes de assistência aos mesmos. Ainda nesse tema, ministrou palestras e workshops nos Estados Unidos e Japão (Universidade Keio). Amélia tem uma vasta experiência internacional em treinamentos de profissionais de diversos setores na área de Aprimoramento de Desempenho Profissional.
É co-autora do livro “Fator Potencial Humano: Uma Ciência ”.

Luís Antonio Ervolino (1948-2011) nasceu em Ribeirão Preto, SP, Brasil, médico psiquiatra, psicanalista institucional, cientista e pesquisador nas áreas de medicina, psicanálise e do Fator Potencial Humano. Iniciou suas pesquisas por meio de profunda, intensa e exaustiva autoanálise, criou método para tal, abordou conceitos epistemológicos até então não definidos, com objetivo de transmitir conhecimentos compreensíveis a qualquer pessoa. Teve como filosofia que as instituições são vivas, por meio das pessoas que as compõe, e tudo que tem vida está em movimento. Atuou nos setores público e privado, dirigiu hospitais e foi coordenador e diretor nacional de vários programas do Ministério da Saúde do Brasil. No programa de aconselhamento em HIV/AIDS, em 1988, transformou princípios de saúde mental em inédito treinamento para restituir equilíbrio interno profissional, aplicado a milhares de profissionais de linha de frente no combate a HIV/AIDS no Brasil e no exterior. Em 1990 foi sócio fundador da Síntese 1 Aprimoramento e Desempenho Profissional, empresa que consolidou, através de Metodologia proprietária ID One® Human Factor, princípios aqui contidos. Foi consultor da OPAS, OMS e no setor empresarial, Nacional e Internacional. Autor do “Treinamento em Aconselhamento AIDS “ , “Guia do Multiplicador: SIDA ““STUDI (1988)”, “Fator Potencial Humano: Uma Ciência”, “Triângulos Psíquicos: Tese “, “Caminhando e Voltando” , e diversas outras obras e artigos não publicados.

  • Adriana Marques

    Adriana Marques

    Especialista
  • André Farat

    André Farat

    Gerente
  • Christian Fehrenberg

    Christian Fehrenberg

    Especialista
  • Marina De Benedicts

    Marina De Benedicts

    Especialista
  • Renata Figueiredo

    Renata Figueiredo

    Especialista