Alavancas de eficiência no contexto atual brasileiro

No dia 10 de dezembro de 2014 executivos da área financeira vieram ao escritório da Integration em São Paulo/Brasil para participar do BIO (By Invitation Only), fórum de negócios organizado com o objetivo de discutir temas relevantes no cenário empresarial.

Durante o evento, conduzido pelo sócio Hugo Ribeiro e líderes do núcleo de Finanças & Gestão, aconteceu uma rica discussão sobre os desafios enfrentados pelos CFOs de empresas para aumentar a eficiência do negócio em que atuam.

Atuar em um mercado oscilante traz muitas oportunidades e riscos, por isso a Integration entende e valoriza debates que promovam a cooperação entre os diferentes segmentos da indústria.

Confira abaixo alguns pontos abordados no evento.

Uma empresa consegue gerar valor com alavancas Operacionais, Não-operacionais e Estratégicas

BIO_PT_Slide1_744

Entretanto, alguns fatores de crescimento não dependem apenas das ações de uma empresa. As organizações sofrem com a legislação do país em que estão, por exemplo no Brasil há aplicação de impostos sobre as mercadorias produzidas, matérias-primas importadas e inclusive sobre a mão de obra, acarretando em alto custo na produção.

O custo elevado afeta diretamente na competitividade da indústria brasileira, que se vê em um patamar inferior no quesito competitividade global, ao ser comparada com outros países.

BIO_PT_Slide2_744
BIO_PT_Slide2_744

Além da legislação, a tensão econômica e falta de confiança das indústrias também é um alerta para o momento, indicando os motivos do baixo índice de produtividade brasileiro.

BIO_PT_Slide3_744
BIO_PT_Slide3_744

Os consumidores finais também sentem o desgaste da indústria e passam a buscar produtos com preço mais baixo. Um dos mecanismos mais utilizados são as plataformas de e-commerce, que permitem uma busca refinada de produtos e valores.

Diante desse cenário, as empresas passam a investir na diversificação de portfólio de produtos. A inovação entra como grande aliado para se destacar em um cenário repleto de concorrentes. Como a economia trabalha em nível global, a concorrência também extrapola as fronteiras geográficas, fazendo com que as organizações tenham que superar os concorrentes a nível mundial.

report_conteudo_bio_pt_4

Dentre os tópicos explorados durante o encontro, os participantes afirmaram estar investindo em ferramentas que trazem a geração de ideias, bem como realizando benchmarking entre os países onde há filial da empresa. O processo de decisão foi outro ponto abordado que segundo os empresários, interfere na rapidez das ações e consequentemente na reação ao mercado. Além desses, foi mencionada a importância dos indicadores na avaliação da eficiência. Inclusive o comportamento dos colaboradores foi citado como influenciadores na produtividade, ter uma visão gerencial auxilia no resultado do trabalho, que pode ser mensurado com a ajuda de KPIs.